Setembro… não sei bem a razão mas gosto deste mês. Talvez por me fazer lembrar a proximidade do Outono. Gosto de ver as árvores a ficarem despidas, as folhas de vários tons a esvoaçar pelo chão, aquela brisa que já pede um casaquinho, enfim… gosto!

Quando andava na escola gostava nesta altura de comprar o material escolar (com muito menos oferta do que existe hoje em dia), aquele cheirinho a novo dos livros, de forrá-los com papel autocolante transparente para os proteger, um conjunto de muitas coisas.

Engraçado como existem coisas que nos marcam pela positiva e, claro, outras que nos marcam pela negativa. Nessa altura enquanto crianças não tínhamos muito como escolher, as coisas simplesmente aconteciam e marcavam-nos. Agora enquanto adultos já temos esse poder, o de escolher, o livre arbítrio.
E é engraçado como muitas vezes nos “esquecemos” disso enquanto adultos.

Estou a falar nisso porque no fim-de-semana passei os olhos por 2 filmes já antigos que falavam nisso mesmo, o livre arbítrio.
Enfim... devaneios.
Hoje deixo esta sugestão bem simples.



Ingredientes: 


2 lombos de bacalhau demolhado
Ameijoa congelada q.b. (sem areia)
1 cebola
2 dentes de alho, azeite, polpa tomate
1/2 pimento, pimenta preta, sal
1/2 copo de vinho branco


Preparação:

Num tacho, coloque a cebola partida às rodelas com os 2 dentes de alho e leve a refogar em azeite.
Assim que a cebola ficar loura coloque o bacalhau, o vinho branco, um pouco de polpa de tomate, e deixe estufar lentamente, acrescentando aos poucos um bocadinho de água.
Quando o bacalhau estiver quase cozido junte as ameijoas, o pimento às tirinhas, e tempere com sal e pimenta.
Assim que as ameijoas abrirem, deixe cerca de 2 minutos e retire.

Servir com puré de batata.




This entry was posted on terça-feira, setembro 02, 2014 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

6 comentários:

    Diogo Marques disse...

    Nunca tinha visto esta combinação, deve ser uma delicia :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

  1. ... on 02/09/2014, 22:45:00  
  2. Piteca disse...

    Ai amiga não me digas que por aí já sentes isso tudo, é que por aqui está um calor que não se pode, está mais Verão agora que nos meses em que devia ter estado... mãe do céu!!
    Eu nesta altura a única coisa que não gosto mesmo é da parte em que os dias começam a ficar mais pequenos, pode chover, trovejar, nevar, mas ninguém me tire os dias grandes... Gosto tanto!! :)
    Outra coisa que gosto muito é de bacalhau e embora não seja muito adepta de o comer à posta eu provava esse com muito bom agrado pois tem muito bom aspecto!! ;)
    Beijinhos doces.

  3. ... on 03/09/2014, 00:17:00  
  4. Diana disse...

    Esse bacalhau diferente (para mim) deve ter um sabor bem intenso e delicioso!Duas combinações inusitadas...,mas saborosas!Bjs.

  5. ... on 04/09/2014, 15:40:00  
  6. Anjo-de-Mel disse...

    Tenho andado ausente da blogosfera, mas fico contente por voltar e ver esta tua sugestão bastante original! Havemos de experimentar cá em casa :) Bjinhos e bom fds!

  7. ... on 04/09/2014, 20:13:00  
  8. Ana G. Neves disse...

    Nunca experimentei esta combinação, mas ficou com um aspeto delicioso :)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

  9. ... on 08/09/2014, 14:43:00  
  10. Varrendo Migalhas disse...

    Parece ser delicioso!!!!
    Acho que fiquei com fome só de ver, aiii o pão que eu molhava nesse molho!
    :))))))))

  11. ... on 08/09/2014, 20:04:00