Este domingo fiz este empadão de frango. Foi de comer e chorar por mais. Ficou muito, mas muito bom!!! A foto não faz jus ao paladar.

Por outro, lado fiz abstinência de doces. Pois é... pena é que foi sol de pouca dura. Mas hoje cheguei cedo a casa, vinha  com o frio entranhado no corpo e apetecia-me algo... Deu-me um impulso e fiz um bolinho que adoro, o bolo família, que já aqui está colocado, e que aconselho vivamente a experimentarem, pois o cheirinho que larga... hummmm...
Conclusão, ainda fui a tempo de lhe tirar a tosse depois de jantar, ah pois!!! Azarito o dele :)






Ingredientes:
2 peitos de frango (pode usar outras partes)
1 linguiça (ou chouriço de colorau)
Azeitonas pretas descaroçadas 
1 cebola, 2 dentes de alho
1 folha de loureiro, azeite
Sal, pimenta preta, tabasco, salsa seca
1/2 copo de vinho branco (+/-100 ml)
Polpa de tomate (4 colh. sopa)

Puré:
Batatas, sal, leite, margarina, noz-moscada
1 ovo para pincelar

Preparação:
Comece por cozer os peitos de frango em água temperada com sal e 1 folha de loureiro.
Assim que estiverem cozidos retire-os e deixe-os arrefecer um pouco, desfiando-os de seguida.
Retire a pele à linguiça e parta às rodelas. Fatie também algumas azeitonas.

Numa frigideira anti-aderente coloque a cebola fatiada fina e os dentes de alhos picados grosseiramente, cubra o fundo com azeite e leve ao lume. Assim que a cebola começar a ficar transparente coloque a linguiça, de seguida o frango e as azeitonas. Junte 1/2 copo de vinho branco, a polpa de tomate e envolva tudo.

Tempere com pimenta preta, salsa seca e tabasco a gosto. Rectifique  o tempero de sal, se necessário. Deixe a cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando.Retire e reserve.

Para o puré:

Cozer as batatas em água temperada com sal. Assim que estiverem cozidas, reduza-as a puré com o passe-vite. Junte ao puré uma colher de sobremesa de margarina, uns pós de noz moscada, e vá juntando leite aos poucos, mexendo até adquirir a consistência desejada.

Depois é só colocar numa travessa de ir ao forno uma camada de puré, distribuir o recheio por cima e cobrir novamente com puré. Pincelar com 1 gema batida, enfeitar com azeitonas e levar ao forno pré-aquecido a 220ºC até ficar dourado.


This entry was posted on segunda-feira, maio 21, 2012 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

22 comentários:

    paty disse...

    Que empadão tão bom amiga, adoro! O teu ficou com um aspeto magnifico :))
    Beijinho querida e boa semana.
    Espero que estejas bem :))

  1. ... on 21/05/2012, 22:05:00  
  2. Lu Westphal disse...

    huuuum q delicia
    eu adoro empadao.
    o de frango é meu preferido.
    adorei
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

  3. ... on 21/05/2012, 22:13:00  
  4. Sabor no Prato disse...

    Que delícia. Eu gosto demais de empadão.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

  5. ... on 21/05/2012, 22:18:00  
  6. comidinhas da elsa disse...

    Acredita que as fotos abriram-me o apetite, tem um aspecto tão delicioso que tive mesmo de levar esta delicia comigo.
    Beijocas

  7. ... on 21/05/2012, 22:35:00  
  8. Katy disse...

    Ai já se comia, tem um aspecto delicioso! Deixa lá a fotografia, a máquina ficou foi com inveja por não poder provar esta delícia lol.

    Beijinhos

  9. ... on 21/05/2012, 23:41:00  
  10. argas disse...

    Tem excelente aspecto!!

  11. ... on 21/05/2012, 23:45:00  
  12. Beth Martins disse...

    Adoro empadão e jà faz tempo que não como, este teu ficou com um aspecto mt apetitoso, belas fotos!

    Bjs

  13. ... on 22/05/2012, 07:59:00  
  14. An@ disse...

    Empadão de frango ainda não experimentei!
    Eu adoro empadão e de frango deve ficar também uma delícia.

    Tenho que fazer!
    O teu está com muito bom aspecto.

    Beijokas
    Um dia feliz

  15. ... on 22/05/2012, 10:45:00  
  16. Marina disse...

    Olá Ratolinha, logo que vi o teu empadão fiquei cheia de fome :)
    Obrigado por me teres dado a ideia de organizar o blogue.
    Beijoas
    Marina

  17. ... on 22/05/2012, 11:06:00  
  18. Ana Rita Marreiros disse...

    Hoje também temos empadão para o jantar mas eu fico me pela saladinha!
    Bjoka
    Rita

  19. ... on 22/05/2012, 11:56:00  
  20. Piteca disse...

    Adoro empadão, como poucas vezes, mas quando como sabe-me sempre tão bem!! O teu ficou com um aspecto mesmo delicioso! E com um bolinho tão guloso para terminar, maravilha...eh eh eh!
    Beijinhos doces.

  21. ... on 22/05/2012, 13:37:00  
  22. O Cantinho da Sophia disse...

    Que lindo empadão! Gosto bastante. Este ficou com tão bom aspecto.
    Beijinhos

  23. ... on 22/05/2012, 14:17:00  
  24. Ticha disse...

    Olá!
    Obrigada pelo comentário ao meu blog :)
    Que lindo empadão!

    Beijinhos!

  25. ... on 22/05/2012, 15:43:00  
  26. Alice disse...

    Adoro empadão, se há comida que me trás conforto é essa e esse teu de frango ficou com um aspeto fantástico!
    E de vez em quando lá temos que ceder a um bolinho:D
    Beijocas:)

  27. ... on 22/05/2012, 15:45:00  
  28. Inês Ginja disse...

    Os dias frios que têm estado pedem mesmo comidinha deste tipo, de consolo e de forno, muito bom!
    Um beijinho.

  29. ... on 22/05/2012, 16:43:00  
  30. Anónimo disse...

    Empadão é sempre bom, seja do que for! E é muito bom para aproveitamentos! Bjoca

  31. ... on 22/05/2012, 17:01:00  
  32. Entre tachos e a bimby disse...

    Ratolinhaaa... (desta vez disse bem) kkkkkk que empadao delicioso... ai meu deus ate babeiso de ver esse recheio com tudo de bom!!!!

    Beijocas

  33. ... on 22/05/2012, 21:57:00  
  34. Sofia.Lopez disse...

    Nunca fiz empadão de frango mas só pelo aspecto já estou convencidíssima! Está uma maravilha!
    Esse bolo deve ter aquecido bem a alma num dia frio :) Sabe bem :)
    Beijinho querida

  35. ... on 23/05/2012, 18:14:00  
  36. Xana Bértolo disse...

    Adorei este empadão, com essa carninha com molho.. hummmm
    beijinhos

  37. ... on 23/05/2012, 22:27:00  
  38. Smas disse...

    Eu até acho que tem muito bom aspecto, ao contrário do que dizes! :)

  39. ... on 25/05/2012, 04:58:00  
  40. Neldeni da Silva disse...

    Boa Noite!!
    Querida Ratolinha adorei sua visita e o elogio então nem se fala...bom já que vc gostou desse avental..posso fazer um e despachar pra ti é só enviar seu endereço que enviarei assim que estiver pronto...é um presente tá..farei com maior prazer..já que vc é uma cozinheira chef ótima diga-se de passagem...deve ter vários que tal um daqui do meu Brasil Querido e feito com as minhas mãos...ñ tenha receio sou gente do bem tá?...Beijos..Deus Abençoe sempre e continue fazendo essas delícias...

  41. ... on 04/06/2012, 02:59:00  
  42. Neldeni da Silva disse...

    Olá Ratolinha se o problema e despezas de postagem fique tranquila é por minha conta tá...afinal é presente ñ é?...bjs..Fica com Deus.

  43. ... on 04/06/2012, 21:22:00